quinta-feira, julho 09, 2015

O USO DA MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO

Projecto-Maqueta | JAAP maquetas |  Autor: José António Aires Pereira  com Mobilizar Lda.
Colaboração-Projecto: Catarina Vital Lopes

A metodologia das propostas apresentadas, funcionam como complemento à aprendizagem, “atividade do aluno orientada pelo professor”. A visualização esquemática da maqueta, estimula o aluno a transformar o bidimensional, (planta, desenho, livro) para o tridimensional, (maquete). A maqueta é um recurso didático que permite a visualização tridimensional do relevo, apresentando de forma clara com a noção de espaço, profundidade e forma.

Após a entrega das maquetas ao cliente e depois de assistir a uma visita de estudo ficámos bem impressionados, com o impacto do objeto maqueta, e o interagir dos alunos. Foi notória a mudança no comportamento dos alunos, os quais se mostraram muito interessados e concentrados no conteúdo da matéria apresentada. As conversas paralelas entre eles praticamente não existiram, o que facilitou a aplicação continua da atividade, do “Ciclo hidrológico da água e dos Resíduos sólidos”. Este comportamento provavelmente está relacionado com o facto da maquete física proporcionar uma forma mais fácil e atraente para aprender. O fascínio da forma, os movimentos mecânicos, movimento da luz… As maquetas afirmaram-se como importantes ferramentas, didáticas - pedagógicas, que contribuíram para formar imagens claras dos processos, facilitando a compressão de processos mais abstratos.

Pensamos nós que o uso de maquetas no Ensino seria uma mais valia pela sua eficiência e por facilitar o trabalho com a criança numa importante etapa do seu desenvolvimento cognitivo estimulando as suas faculdades motoras e a capacidade de abstração.

1 - Maqueta didática lúdico-pedagógica referente ao "Ciclo hidrológico da água", parceria "EPAL mais Câmara Municipal da Amadora".  Com todas as fases do Ciclo da água: Formação de nuvens, Evaporação, transpiração, Condensação, Precipitação, Infiltração, Escoamento. Está nas instalações da Câmara Municipal da Amadora, Parque Central.
2 - Maqueta didática lúdico-pedagógica referente ao ciclo de todas as fases de transformação dos "Resíduos sólidos". Está em exposição nas instalações da empresa, "Valor Sul" em Carenque. Com todas as fases do lixo: Reciclagem, Separação, Recolha, Transporte, Triagem, Compostagem, Incineração, Aterro sanitário antes, durante e depois dos lixos tratados e condicionados como demonstrado num corte sobre o terreno. 

REPRODUZIMOS O SEU SONHO A QUALQUER ESCALA





Sem comentários:

Enviar um comentário